Trata-se de um estudo fase ii de avaliação do escalonamento de dose de radioterapia no tratamento neoadjuvante do cancer retal localmente avançado.

 

Introdução:

A neoplasia de reto é uma patologia de alta prevalência no mundo. No Brasil, o câncer colo retal é a segunda neoplasia mais frequente entre as mulheres (logo após os tumores de mama), com incidência estimada de 17,2 casos para cada 100.000 habitantes, e é a terceira neoplasia mais frequente entre os homens, depois de próstata e pulmão, com uma incidência estimada de 15,4 casos para cada 100.000 habitantes.

 

Objetivos:

O objetivo deste estudo é avaliar a RPC dos pacientes com NLAR tratados com RCT neoadjuvante empregando medicamentos antineoplásicos em dose-padrão e intervalo estendido para cirurgia, com ou sem terapia neoplásica adjuvante.

 

Procedimentos:

Radioquimioterapia neoadjuvante com escalonamento de dose de radiação associada a terapia radiosensibilizante e cirurgia radical com excisão mesoretal total, após intervalo de 6 a 8 semanas no término do tratamento neoadjuvante.

 

Tamanho previsto da amostra: 48 pacientes

 

Investigadores:

Marcos Santos - CACON HUB

Anna Karolina – Enfermeira Radioterapia HUB

Gabriela Moreira - Radioterapia HUB

Prof. Gustavo Takano – Patologia HUB

Prof. João Batista – Proctologia HUB

Juliano Nakashima - Radioterapia HUB

Luís Felipe - Físico Radioterapia HUB

Mayra Veloso – Radiologia HUB

Nilson Castro – Oncologia HUB

Prof. Paulo Gonçalves – Proctologia HUB

Rômulo Almeida – Proctologia HUB

Trata-se de investigações, conduzidas pela equipe de técnicos e tecnólogos, sobre a Reprodutibilidade do posicionamento dos pacientes proporcionada pelos Acessórios de Imobilização usados na radioterapia do Hospital Universitário de Brasília - RAIHUB.

 

Atualmente há dois estudos em andamento. Há uma investigação sobre o impacto da reutilização e do tempo de secagem das máscaras termoplásticas na reprodutibilidade do posicionamento dos pacientes de câncer de cabeça e pescoço; e uma comparação entre duas formas de imobilização de pacientes de câncer de próstata: somente com um apoio de tornozelo (confeccionado no HUB) e com o suporte de joelho (comercial) e o apoio de tornozelo.

 

Investigadores em ordem alfabética:

Andreia Aguiar - Técnica Radioterapia HUB

Jacksom Farias- Tecnólogo Radioterapia HUB

James Sousa- Técnico Radioterapia HUB

Kátia Oliveira- Técnica Radioterapia HUB

Luis Felipe - Físico Radioterapia HUB

 

Sistema online de aquisição de dados - Desenvolvido por Ricardo Vilela e Luis Felipe - Radioterapia HUB