DOWNLOADS

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Ficha de Coleta de Dados Iniciais (em PDF)

Questionários Euroqol, C30 e HN43(em PDF)

Questionário Cuidados em Proteção Oral (em PDF)

Cálculo de carga tabágica em maços-ano

Atlas de delineamento em radioterapia - Consensus guideline 2013

RTOG, EORTC, DAHANCA, HKNPCSG, NCIC CTG, NCRI, TROG

Delineamento e seleção de alvos em radioterapia de cabeça e pescoço

Eisbruch, A.

TUTORIAL

O acesso ao sistema online para aquisição de dados deve ser feito na página inicial, clicando no ícone de sua instituição. Uma senha, fornecida ao responsável pelo estudo na sua instituição, será necessária para o acesso. Na página gerada, há um ícone que fornece o formulário para a tomada de dados do paciente, um outro que gera o formulário para a aplicação dos questionários e um terceiro que permite o acesso e a edição do banco de dados. O video acima contem um tutorial de como usar o sistema.

 

Primeira consulta

Na primeira consulta deve-se registrar os dados do paciente através da ficha de dados, contida na página de sua instituição. Para iniciar o registro, basta clicar no ícone Ficha de dados e responder as perguntas. O paciente deve ter um identificador único, presente no questionário como Prontuário local.  A matrícula do paciente em sua instituição pode ser utilizada. Apenas números são aceitos. 

Uma das perguntas se refere a carga tabática. Para calcular a carga tabágica, mesmo no caso de ex-fumantes, o número de cigarros fumados por dia deve ser dividido por 20 (o número de cigarros em um maço) e o resultado ser multiplicado pelo número de anos de uso de tabaco (anos-maço).

No momento da primeira consulta, algumas respostas podem não estar disponíveis. Caso isso ocorra, as respostas devem ser inseridas posteriormente, no banco de dados (vide Acesso ao banco de dados). Somente não é mandatório, para a correta aplicação do questionário, responder as  perguntas no item Cuidados com a Proteção Oral, que devem ser respondidas apenas pelas instituições nas quais há a investigação em odontologia.

Depois de registrado os dados do paciente, o questionário pode ser aplicado clicando no ícone Aplicar questionário. O paciente deve ser identificado da mesma forma contida na ficha de dados (Prontuário local). 

Consultas de revisão

Para aplicar o questionário nas consultas de revisão, basta clicar no ícone Aplicar questionário e responder as perguntas geradas no formulário. Todas as respostas podem ser inseridas a qualquer momento no banco de dados (vide Acesso ao banco de dados). 

Acesso ao banco de dados

A qualquer momento, as informações adquiridas em sua instituição podem ser acessadas e editadas ao clicar no ícone Acessar banco de dados . Os dados ficam armazenados em uma planilha, sendo alguns  parametrizados (há uma barra de opções em suas células) para facilitar pesquisa.

Qualquer usuário do sistema, com a senha de sua instituição, pode editar a planilha. Como forma de segurança, backups são realizados semanalmente. Versões antigas do banco de dados podem ser solicitadas, através de e-mail (ir na página Contato), pelo representante de sua instituição no estudo.

O questionário pode ser aplicado sem a utilização do sistema online, através de versões impressas.  Uma versão em pdf está disponível para download na página Utilidades. Após a aplicação do questionário, no caso de aquisição fora do sistema online, os dados  devem ser inseridos na planilha de forma manual.